Ao trabalharmos com Programas relacionados ao COVID, os municípios devem cumprir na íntegra as Legislações vigentes mantendo os sistemas de informação e cadastros atualizados, assim como realizar um Planejamento Prévio para enfrentamento da doença e operacionalização da campanha da imunização por meio dos Planos Municipais de Contingência e de Vacinação contra a COVID. Ressalta-se que tais Planos devem ser elaborados a partir dos Planos Federal e Estadual e atualizados constantemente.
As prioridades da vacinação dependem da disponibilização das mesmas pelo Governo Federal e repasse destas pelo Governo Estadual, o que vai direcionar a ação do município e talvez levar à diferença entre os mesmos (pois depende-se do quantitativo recebido e da população alvo, o caminhar da campanha). Há também diferença entre os Estados e percentual de doses recebidas.
Em Minas Gerais, a Nota Informativa SES- MG que está direcionando a campanha pode ser acessada em:
A ordem de prioridade na fase I segue o Plano Nacional sendo esta: indígenas aldeados, idosos de instituições de longa permanência e, deficientes institucionalizados, profissionais de Saúde e afins e estudantes da área que estejam em Estágio assistencial.
Paralelo à vacinação dos profissionais de Saúde, está sendo realizada a vacinação dos idosos que acontecerá em ordem decrescente de idade. Em breve orientações para elaboração de planos!




